Facebook acaba de se colocar no centro de uma polêmica
online, após negar um pedido de anúncio publicitário. O motivo? A foto usada
para a divulgação estaria em desacordo com suas normas. Na imagem, a modelo
plus size Tess Holliday, que alçou fama mundial, aparece de biquíni, como
convite para um evento que pretendia rediscutir padrões de beleza.
O anúncio foi solicitado pelo grupo australiano Cherchez la
Femme, na semana passada, e tinha como objetivo promover um evento intitulado
“Feminismo e Peso”. Porém, segundo a rede social, a imagem “viola as
orientações de anúncio ao promover uma imagem física idealizada.”
Jessamy Gleeson, uma das organizadoras do evento,
imediatamente após a recusa, entrou em contato com a empresa para ter mais
detalhes. Como resposta, a rede social alegou que a imagem de Tess não estava
de acordo com as normas de saúde e fitness da companhia. “A imagem mostra um
corpo ou partes dele de maneira desagradável. Os anúncios não podem exibir um
estado de saúde ou peso corporal como sendo perfeito ou extremamente
indesejável”, dizia o comunicado oficial.
A empresa apontou ainda que o clique mostrava “muffin tops”,
expressão usada para pessoas que estão vestindo roupas muito justas e que
marcam regiões do corpo, e ainda apontou para um possível caso de distúrbio
alimentar. Como sugestão, pediu que o grupo organizador enviasse “uma imagem de
atividade física, como corrida ou ciclismo”.
“O Facebook ignorou o fato de que nosso evento discutiria
uma visão positiva sobre os corpos (que existem de diferentes formas e
tamanhos, mas, neste caso particular, se tratava de silhuetas gordas) e
chegaram à conclusão de que nós contribuímos para que as mulheres se sintam mal
com relação a elas mesmas ao postar imagens de modelos plus size maravilhosas.
Estamos furiosas”, comentou Jessamy no grupo do evento.
Não demorou muito para que os seguidores do grupo
australiano reagissem à restrição, que foi descrita como “horrível”. “É um
absurdo. O Facebook falha ao lidar com trolls [perseguidores] de mulheres
gordas, que acabam se suicidando, e ainda assim tem este tipo de política”,
escreveu Elizabeth Sutherland. Outros ainda criticaram a rede por assumir que pessoas
gordas não sejam saudáveis e por permitir imagens completamente alteradas pelo
Photoshop.
No dia seguinte à polêmica, um porta-voz da rede
socialreconheceu o erro e autorizou o anúncio. "Nosso time processa
milhões de imagens de anúncios por semana e às vezes comete erros. Para ser
claro, a imagem está adequada a nossa política de publicidade. Então agora
aprovamos a imagem e pedimos desculpas por qualquer ofensa causada."
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