Nunca foi
tão fácil comprar uma passagem aérea no Brasil. Nos últimos anos, com tarifas
em queda e promoções, o número de passageiros saltou de 34 milhões, em 2002,
para 103 milhões, no ano passado. Mas ainda são muitas as dúvidas sobre tudo o
que envolve viajar de avião. Por que pagamos taxa de embarque? Com quanto tempo
de antecedência devemos comprar uma passagem aérea para economizar? Quantos
quilos pode ter a bagagem? Preparamos um guia para esclarecer estas e outras
curiosidades.
Como
economizar na passagem
Em 2001, com
a chamada liberdade tarifária, o governo deixou de intervir no preço das
passagens aéreas. Como as companhias ficaram livres para estipular os valores,
o preço das passagens caiu 40% nos últimos dez anos.
Siga as
seguintes dicas para economizar: procure comprar seu bilhete de um a três meses
antes da data da viagem. Voar na baixa temporada ou em dias pouco concorridos,
como a terça ou a quarta-feira, e no meio de feriados, também é boa opção. Você
vai pagar menos se escolher os horários de menor procura: das 10h às 16h e no
fim da noite ou na madrugada.
Atenção ao
peso da bagagem
Em voos
domésticos, é possível levar até 23 quilos de bagagem sem cobrança adicional.
Nos internacionais, a franquia chega a duas malas com 32 quilos cada uma. O
valor da bagagem é diluído no preço de todas as passagens. Assim, a tarifa fica
mais alta e as pessoas que voam sem malas pagam pelas que carregam bagagem.
Como
funciona em outros países? Em voos domésticos, cada passageiro pode transportar
gratuitamente apenas a bagagem de mão. Nos Estados Unidos, um passageiro da
American Airlines paga 25 dólares pela bagagem despachada. Na europeia Ryanair,
o preço é de 40 euros (cerca de 150 reais).
O que está
por trás do valor da passagem
A companhia
aérea paga para o avião pousar, permanecer no aeroporto, fazer conexões e
dispor das comunicações e auxílios necessários para voar. Os valores dependem
de fatores como distância percorrida, combustível, ICMS e taxas de embarque.
Algumas
companhias cobram pelo serviço de bordo. A taxa de embarque é um pagamento
pelos serviços e pelo uso das instalações dos aeroportos. Os valores variam de
acordo com a cidade e o tipo de voo, doméstico ou internacional.
Parte do
valor da passagem vai para o operador do aeroporto, para o Programa Nacional de
Auxílio a Aeroportos, para o Fundo Nacional de Aviação Civil e para o Comando
da Aeronáutica. E ainda tem os impostos.
O céu é o
limite
A máxima
altitude dos aviões comerciais varia de 39 000 a 41 000 pés (de 11 000 a 12 500
metros). Existem algumas variáveis que definem em qual altitude a aeronave deve
voar, como o peso, a distância entre o ponto de partida e o de chegada, e a
direção e intensidade do vento.
No chamado
voo de cruzeiro, quando o avião alcança a altitude ideal após a decolagem, a
aeronave gasta menos combustível, pois a menor densidade do ar oferece menos
resistência. Na camada da atmosfera em que é realizada a maioria dos voos, o ar
é mais rarefeito, o que faz com que a resistência ao avanço seja reduzida e o
consumo de combustível seja menor.
Um meio de
transporte seguro
Medo de voar
tem nome: aerofobia. Mas não precisa se assustar quando o avião balança. A
turbulência acontece quando há uma diferença de pressão no ar causada por
nuvens pesadas e correntes de ar, o que provoca movimentos intensos e faz a
aeronave tremer como se estivesse em uma estrada esburacada.
No Brasil, o
inverno tem a melhor condição climática para voar. Com uma menor quantidade de
nuvens, as turbulências diminuem.
Muitos raios
atingem os aviões, mas não precisa se preocupar. Eles atingem a aeronave,
percorrem toda a sua extensão e continuam a trajetória para longe.
E a caixa
preta, que, na realidade, é laranja, para que serve? Ela é composta por
gravadores de dados e de voz que capturam sons e tudo o que é dito na cabine.
Dados do voo, como velocidade e movimento dos comandos, também ficam
arquivados.
Prepare-se
para a aterrissagem
Por que a poltrona
deve ficar na posição vertical? Para permitir o espaçamento mínimo entre as
fileiras. Em caso de emergência, todos conseguem sair rapidamente.
Por que em
algumas companhias é obrigatório abrir as persianas das janelas em pousos e
decolagens? Para que as pessoas aumentem o campo visual da área externa. Assim,
todos podem saber quais saídas da aeronave estão desimpedidas.
E por que as
luzes internas se apagam quando o avião pousa durante a noite? Para que todos
se acostumem com a luz ambiente. Se a cabine estiver muito clara, levará mais
tempo até que os olhos se adaptem à baixa luminosidade do ambiente.
Fontes:
ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil), Guia do Passageiro da ABEAR, Portal Brasil, PUC-GO (Prof. Raul
Francé, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas)
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